quinta-feira, 2 de maio de 2013

Balinhas de Colágeno (gelatina)


Oi pessoal! Tudo bom com vocês?!

Venho aqui para compartilhar com vocês uma coisa que já não é novidade para muita gente, mas o modo de fazer, talvez pouca gente saiba, e ainda continua procurando em mercados e farmácias pagando caro!


Para que serve o Colágeno?

A principal função do colágeno é dar aquela firmeza à pele. 
E não para por aí: poderoso, ele também ajuda a adiar as terríveis ruguinhas, que denunciam a idade - coisa que a gente detesta, não é mesmo?
Para começar, é importante dizer que o colágeno é uma proteína. 
Mas não se trata de qualquer tipo, não. Ele exerce papéis fundamentais em nosso organismo.
"O colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente protéico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões", explica Ione Leandro de Queiroga, nutricionista da Onvittá by Onodera (SP). 

Segundo Gabriela Soares Maia, nutricionista funcional da clínica Nutrindo Ciclos (RJ), o colágeno também contribui muito para o fortalecimento das unhas, articulações, cabelos e para a hidratação da pele e dos intestinos. 
Já que desempenha funções essenciais, o nutriente é naturalmente produzido pelo nosso corpo desde que nascemos. Mas nem pense em respirar aliviada por conta disso. Com o passar dos anos, a produção de colágeno vai ficando reduzida, até chegar a níveis bastante preocupantes. Ainda segundo Gabriela, ele passa a ter menor produção por volta dos 30 anos e vai diminuindo 1% a cada ano que se passa. "Na maturidade, que chega por volta dos 50 anos, produzimos em média apenas 35% do colágeno que necessitamos", completa a especialista Ione Queiroga.

Dermatologistas de todo mundo, alertaram também que o colágeno contribui bastante para o tratamento da osteoartrose, doença crônica e de lenta evolução, responsável por deixar 15% da população adulta do mundo incapacitada. Isso acontece porque há um desgaste da cartilagem articular e, consequentemente, alterações ósseas e rigidez e dor nas articulações.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia reconhece os benefícios do colágeno para pacientes com artrose, já que a proteína pode melhorar a cartilagem dessas pessoas que estão, principalmente, na fase inicial da doença. Porém, o uso do suplemento é apenas um complemento ao tratamento e não pode ser usado isoladamente.


O Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado é o colágeno que passou por processo de hidrólise (hidros=água + lise=quebra) ou seja a grande cadeia proteica se quebra em um ponto, agregando uma molécula de água em sua estrutura. 
O processo de hidrólise mais comum utilizado pelas indústrias é através de enzimas específicas que garantem um tamanho mínimo desses fragmentos proteicos (normalmente próximo de 5000 Daltons). 
É justamente o tamanho do fragmento proteico que garante a absorção pelo organismo (cerca de 90%) através do trato intestinal, chegando facilmente à corrente sanguínea. 
Já a síntese de colágeno pelo corpo depende de fatores como a disponibilidade de vitaminas e minerais específicos de cada colágeno, além da necessidade do organismo em sintetizar aquele tipo de colágeno.


A Gelatina : tem para todos, inclusive veganos e vegetarianos!

Os benefícios da gelatina para a saúde envolve o fortalecimento das unhas e cabelos, dando-lhes maior resistência, espessura, crescimento e brilho. 
A gelatina é também uma excelente fonte de hidratação para a pele e intestinos.
A gelatina é uma sobremesa  de origem animal rica em colágeno que é o elemento responsável pela manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração das articulações.
Como as gelatinas comercialmente encontradas no supermercado contém uma grande quantidade de corantes, recomenda-se trocá-la pela gelatina de Ágar-Ágar, que é igualmente benéfica, mas aí não é uma fonte de colágeno animal e trata-se de uma gelatina de origem vegetal que pode ser consumida pelos vegetarianos também.


A Gelatina engorda?

A gelatina não engorda porque apesar de ter açúcar, tem também muita água o que faz deste alimento um complemento muito bom para as dietas. Quem estiver de dieta, pode optar pela gelatina zero, diet ou ligth, que mantém o sabor, mas sem o açúcar! 
A gelatina não tem gorduras e é uma alternativa doce que pode ser consumida na versão diet, podendo fazer parte de uma dieta para emagrecimento ou apenas para o rejuvenescimento da pele por causa do colágeno.
E quem tem Diabetes, pode consumir a gelatina?
Sim, podem e devem : mas atentem ao rótulo do produto, em geral, apenas a ZERO e a DIET não contém açúcar!


Quais são as verdadeiras vantagens de uma Bala de Colágeno ou Gelatina?

O consumo regular (geralmente um mês pelo menos) começa a demonstrar resultados visíveis :

- pele mais elástica, firme e brilhante
- cabelos mais fortes e brilhantes e que crescem mais rápido
- unhas mais fortes e com menos tendência a ficarem quebradiças
- diminuição da vontade de comer doces
- ajuda na diminuição natural do apetite
- ajuda na diminuição do aparecimento de estrias
- ajuda na diminuição da celulite
- ajuda a manter um corpo mais firme

Mas não espere resultados grandiosos, se não fizer uma dieta equilibrada e exercícios, nem se for fumante ou gostar de uns drinks, pois não é uma bala milagrosa... Aliás, milagres não existem! Tem mesmo é que correr atrás!!! (literalmente rs)

Pra quem está de dieta é uma verdadeira mão na roda, né?!
Fora o fato de que são deliciosas!!!

Para um resultado mais rápido, o colágeno hidrolisado em pó (ou cápsulas) garante melhores resultados - em especial, para quem já passou das 30 primaveras... Mas, pra quem ainda é nova, e tem poucos sinais de idade, ou ainda gostaria de começar a se previnir, ou até para crianças, porque não?! Essa balinha que vou ensinar a fazer, é um atrativo e tanto, e não tem contraindicações!!!

E aí, que tal aprender a fazer a Balinha de Colágeno/Gelatina?!

Vamos lá é bem fácil!

Você vai precisar de :

- 150ml de água
- 1 pacotinho de gelatina ZERO, Light ou Diet do sabor que preferir
- 5 colheres de sopa de água
- 8 colheres de chá de gelatina em pó sem sabor vendida à granel
(ou um pacotinho das que vendem em mercado : #Royal, #Dr. Oetker, etc...)
- Forminhas de gelo, ou melhor ainda, forminhas de acetato!
(aquelas vendidas em casas de confeiteiro ou festas, geralmente usadas para fazer bombom caseiro - custam em média R$1,00 cada forminha dependendo do lugar onde você mora!)

Primeiro passo :
Coloque os 150ml de água numa panela e despeje o pacote de gelatina com o sabor de sua preferência para ir diluindo em água fria. Deixe diluir, daí ligue o fogo e dilua totalmente - sem deixar ferver! Desligue o fogo.

Segundo passo :
Coloque a gelatina em pó sem sabor num recipiente que possa ir ao microondas, e junte as 5 colheres de sopa de água (também fria) - vai virar uma massinha! Coloque no microondas por 15 segundos, tire e mexa, para ter certeza que ela ficou líquida.

Terceiro passo : 
Junte essa gelatina à gelatinha que acabou de dissolver na panela e mexa bem, para incorporar e não formar grumos. Se não ficou nenhum grumo, ótimo! Podemos continuar! Se formou, ligue o fogo e mexa até os grumos derreterem, mas não deixe ferver, pois perderá o efeito gelitificante!

Feito isso, é só colocar na sua forminha de gelo ou na de acetato e colocar na geladeira!
Eu geralmente faço à noite, para desenformar no dia seguinte =)

Olha só que belezinha (essas são de Abacaxi, uma delícia!)


Para "desenformar", use uma faca com ponta fininha para não "deformar" as balinhas, mas elas saem bem facinho ;)



E voilà, suas balinhas de colágeno estão prontinhas para consumo!!!




E aí, gostaram da diquinha de hoje?!
Espero que sim!


Beijos à todos e até a próxima!


<3



Ps. Algumas das fontes utilizadas na pesquisa : Revista Corpo a Corpo, Site Bem Estar, Site Tua Saúde, Wikkipédia